sexta-feira, 9 de setembro de 2016

DESFRALDE




Pois é, praticamente "junto" com o desmame veio o desfralde. No início do ano, recebemos da escola um comunicado de que haveria o desfralde das crianças de 2 anos na escola, o que acho uma iniciativa maravilhosa!! Junto com o comunicado enviaram para gente também informações de como desfraldar sem "neura".
Eu que sou uma mãe muito bem resolvida em relação ao crescimento e desenvolvimento da Anita, queria mesmo que desfraldasse logo e nunca duvidei de sua capacidade.
Logo no inicio do ano já achei que a Anita estava preparada para desfraldar, pois já demonstrava alguns incômodos com a fralda suja e passava uma boa parte do dia com a fraldinha seca.
O desfralde da Anita se iniciou em Abril, um pouco antes de completar 2 anos. 
Para o desfralde, a escola pedia diversas calcinhas, calças, meias, sapatos, tudo dentro da mochila caso algum acidente de percurso acontecesse.
Recebi o comunicado no dia 15 de abril (sexta-feira) que o desfralde da Ani se iniciaria dia 18 , segunda, e no final de semana eu iria viajar. Como gosto de me adiantar em tudo, já saí do trabalho na sexta e fui comprar as calcinhas para a Anita.
No sábado, já na chácara, eu e o Thiago fomos comprar um peniquinho e um adaptador de vaso para iniciarmos os trabalhos. Aproveitamos que o dia estava quente e a deixamos de calcinha o dia inteiro e a levei diversas vezes para fazer xixi no penico, porem não obtivemos sucesso, todas as vezes foram no chão, na roupa... Sei que é normal no início, por isso não me preocupei!
Na segunda feira a Ani ficou sem fralda na escola e segurou o xixi a manhã toda, porem não fez no vaso. 
Depois que as crianças almoçam, as professoras colocam fralda nas crianças em fase de desfralde antes de dormirem caso ocorram "escapes". Nessa hora que a Ani acabava fazendo xixi...
Chegando em casa eu tirava a fralda e continuava persistente, com fé de que ela fizesse xixi no vaso ou no peniquinho. Mais uma vez não fez xixi nem no peniquinho e nem no vaso.
No dia seguinte, terça-feira na escola, a Ani fez seu primeiro xixi no peniquinho e a mamãe aqui ficou toda orgulhosa, muito feliz!!



Viva!!! Fez xixi no peniquinho!


Nos dias que se seguiram ela foi aos poucos fazendo xixi no vaso, alguns dias eram ótimos, muito tranquilos, outros de muita malhadeira.
O desfralde, para cada criança ocorre de uma forma, e pela minha experiência foi muito tranquilo. A Ani até que foi rápida no desfralde e de repente, depois de fazer muito xixi e posteriormente cocô (o cocô eles demoram mais mesmo) no vaso, em uma semana "x" ela começou a fazer na roupa toda hora. Nessa semana eu assumo que me estressei, fiquei brava, dei bronca nela, mas por fim pensei que eu deveria ser mais paciente e entender que era uma fase e que isso poderia acontecer... Sou humana, infelizmente uma hora a paciência nos falta, mas precisamos respirar fundo e seguir em frente limpando tudo e trocando roupas.
Quando saíamos de casa, por exemplo para ir ao parque ou shopping, colocávamos fralda nela, até percebermos que ela já estava pronta para sair de calcinha e que pediria para ir ao banheiro.
Chegando Julho a Anita já estava indo super bem, de vez em nunca escapava o xixi e durante a noite não fazia nada na fralda. Foi quando minha mãe me disse:  "Filha, você está perdendo tempo e fraldas. Ela não vai fazer na cama, se fosse fazer já teria feito, então tira a da noite!". Então desde de julho a Anita dorme sem fralda e sempre acordou sequinha.
Hoje são raras as vezes que ela deixa escapar xixi ou cocô, só acontece quando ela está brincando, e se esquece.
Se seu filho está na fase de desfralde, não tenha medo, ele vai conseguir! Lembre-se que você deve sempre acreditar e confiar nele. 
Sei que as vezes a gente acaba pensando que nosso filho não está pronto, que não tem maturidade, que é cedo e que dá menos trabalho trocar fraldas, mas uma hora o desfralde deve ocorrer e quanto antes melhor! 
Mais uma dica: confie nos professores de seus filhos quando dizem que é a hora, pois eles tem anos de experiencia e já desfraldaram muitas crianças. Eles sentem se é a hora, então não desista se estiver sendo difícil. Não volte a por fraldas, pois a criança regride e todo o processo depois deverá ser reiniciado, e assim, fica muito mais difícil!
Depois de muitos xixis no chão de casa, depois de um banho e roupinhas limpas que você acabou de por  ficarem bem sujas e fedidas, vem uma onda de maturidade e necessidades feitas no vaso/peniquinho onde seu filho já não é mais um bebêzinho, mas sim uma criança conquistando sua independência!

Recomendação de livro para a essa fase (A Anita adora)





2 comentários:

  1. Vou comecar com o meu pequeno, ele ja esta com 2 anos e 1 mes, mas ainda nao demonstra incomodo com a fralda suja, mas quero comecar devagar, sem neuras, devagar.... Foi otimo ler!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natália, é isso aí!! Sem neura mesmo, você vai ver que vai dar super certo.
      A Anita no início do ano se sentia incomodada com a fralda suja, mas quando as professoras decidiram desfraldá-las, ela não estava demonstrando mais incomodo algum, mas graças a Deus deu tudo certo e hoje ela está completamente desfraldada. Vai na fé que vai dar tudo certo e as vezes é mais rápido do que a gente imagina!

      Excluir